sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Atenção ! Projecto de requalificação da Marina de Cascais para 2009


NOTA: Está previsto um projecto de requalificação da Marina de Cascais para 2009, que é consequência de um diagnóstico inevitável ao desempenho desta infra-estrutura. Esta iniciativa surge devido a um lançamento de concurso internacional para a requalificação da Cidadela, assim de acordo com as oportunidades que se abrem é um modo de proporcionar acções de requalificação que tornem irrefutável o seu sucesso e a sua boa influencia no dinamismo de um vasto território.
A oportunidade deste projecto é de absoluta excepção, a nível nacional e internacional, ao considerar no âmbito de um País litoral no seio da União Europeia.
A Marina de Cascais talvez seja, de entre as mais recentes marinas da Europa, aquela que se situa na maior proximidade ao centro histórico da vila ou cidade que lhe empresta o nome. O que leva a mostrar um grande potencial de Cascais é sem duvida a convivência com um ameno clima e uma paisagem natural de grande beleza, a participação de um conjunto de valores do nosso
Património cultural como o Museu Castro Guimarães, o Forte da Cidadela, a Vila de Santa Maria (projecto de Raul Lino), A Fortaleza da Luz, O Centro Cultural de Cascais ou o futuro Museu Paula Rego, mas também a herança de uma tradição ligada ao desporto náutico participado pelas casas reais aí exiladas nos meados do século XX.

Diagnostico:
Pode-se falar acerca do espaço público desqualificado, do comércio desqualificado, e por fim, a ausência de oferta de alojamento turístico.

Estratégias de intervenção:
Tendo em consideração o enquadramento e o diagnóstico apresentados e com o objectivo de procurar, mais do que uma sustentabilidade, um relançamento da Marina e de Cascais no mapa internacional, propõem-se sete grandes temas de actuação neste projecto, dos quais os seguintes temas:
-Desobstrução do forte da Cidadela;-Criação de uma promenade paisagística;
-Condicionamento da circulação e do estacionamento automóvel;
-Construção de um parque de estacionamento subterrâneo;
- Requalificação das áreas comerciais;
- Criação de uma Plataforma de Eventos;
- Criação de Oferta de Alojamento Turístico;

(Se quiser informação mais detalhada acerca deste projecto, entrar em http://www.promontorio.net/download/press_marina.pdf)

Sem comentários: