sábado, 9 de maio de 2009

Locais a visitar, ao longo da ciclovia.

  • Casa da Guia


A Casa da Guia, é uma antiga residência de verão dos Condes de Alcáçovas, estando situada na falésia da Costa da Guia em Cascais, mais concretamente inserida numa propriedade com cerca de dois hectares, estendendo-se até ao Farol da Guia, e rodeada de uma zona habitacional de classe média alta e alta, nomeadamente Quinta da Marinha, Costa da Guia, Quinta da Bicuda, Bairro do Rosário, Gandarinha, e também rodeada de grupos hoteleiros de 4 e 5 estrelas e de diversos restaurantes premiados internacionalmente.

Devido às características únicas que o local oferece, foi assim aproveitado no final do século XIX um palacete, onde foram criadas um conjunto de infra-estruturas, a fim de promover um espaço diferente dos outros e de certa forma tornar-se uma referencia do Concelho de Cascais.

Este espaço gira em torno de 3 componentes fundamentais: o Comércio, a Cultura, e o Lazer, é através dessas actividades económicas que permite ter um turismo abundante, circulando durante o dia mais de 10 mil pessoas. Realiza diversas actividades ao longo do ano, que vão desde concertos de música, bailados, exposições, mostras de gastronomia, etc. Actualmente conta com 30 Lojas conceituadas; 8 (oito) Restaurantes (todos com esplanadas com vista para o mar, com capacidade para 1.000 pessoas sentadas); Tenda de Eventos; Anfiteatro; Instituto Beleza (Dessange Paris), Parafarmácia; Viveiro de Plantas; Espaço de Lazer; Tabacaria; Caixa Multibanco; Telefone Público; Estacionamento Interior/ Exterior (350 vagas) e possui com um Sistema de Circuito Interno de Vigilância com Segurança 24 horas.





  • Boca do Inferno


A Boca do Inferno está localizada na costa Oeste da vila de Cascais.
Quanto as suas características naturais, pode-se dizer que a característica principal que compõe a rocha na falésia é de natureza carbonatada. A erosão exercida pela acção das águas das chuvas que, contendo dióxido de carbono dissolvido, provocam a dissolução do carbonato. Através deste processo formam-se as cavidades e grutas no interior dos calcários.



Não se sabe realmente se a Boca de Inferno terá sido uma antiga gruta, mas é o que se considera. Com o abatimento das camadas superiores a gruta está terá sido destruída, restando uma enorme cavidade a céu aberto. Actualmente, o mar com embates violentos, eleva-se numa espuma branca e mortífera por dezenas de metros, continuando a desgastar a rocha, aumentando desta forma a espectacularidade e a dimensão da Boca do Inferno.

Neste lugar, encontram-se uns quantos restaurantes em que é possível apreciar a bela paisagem sobre o mar, e também aos visitantes/turistas é lhes possível adquirir umas lembranças de Portugal, pois existe uma pequena feira de artesanato.

Sem comentários: